O ator, dramaturgo e escritor paraibano, Jerônimo Vieira, lança nesta sexta-feira, 14, em João Pessoa, o livro de poesia "O Mineral da Palavras". O livro sai pela Mídia Gráfica e Editora e será lançado às 18h00 na unidade da Livraria do Luiz do Mag Shopping, na praia de Manaíra.
Em "O Mineral das Palavras", Jerônimo revela que a poesia sempre esteve em seu cotidiano e que a produção desse livro retira da gaveta memórias e escritos de toda uma vida. "A poesia é para qualquer um. Ela pode provocar imagens, cheiros, sensibilidade. O livro é um convite ao leitor a mergulhar no mundo das sensações, da mineralidade das palavras. Os poemas tratam de temas diversas, daquilo que sempre provocou sensações em mim. Me sinto conectado à natureza", disse.
"O Mineral das Palavras" traz 47 poemas inéditos que revelam momentos e sensações vividas pelo autor desde a adolescência até a fase mais madura. Perguntado sobre o que o levou a publicar um livro de poesia somente agora, respondeu com mais poesia: "O poema é um diamante que precisa ser polido até chegar ao ponto de ser transformado em um colar. Da mesma forma que nosso corpo precisa de minerais, o poema também precisa para torná-lo um sopro de vida. Isso é O Mineral das Palavras".
A relação de Jerônimo com a poesia é antiga. Pessoense, o ator e diretor já havia experimentado projetos importantes como o "Poesia Encenada" desenvolvido pelo Sesc em João Pessoa, e bebido na fonte de grandes nomes da literatura e da poesia brasileira e portuguesa,como Fernando Pessoa, Carlos Drumond de Andrade, Cecília Meireles e Augusto dos Anjos.
"O poema tem uma certa dramaticidade, emoção e sentimentos do ser humano. A vida, a morte, a natureza de tudo o que nos cerca. Todas as mineralidades que compõem a natureza e o universo", concluiu Jerônimo Vieira.
QUEM É
Jerônimo Vieira de Lima nasceu em João Pessoa-PB. É Professor Doutor de Teatro na Universidade Regional do Cariri (URCA-CE) e, como ator e diretor de teatro tem vários trabalhos premiados em festivais nacionais, sobretudo na década de 90 e inícios dos anos 2000, quando concentrava sua produção teatral em João Pessoa. É graduado em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Literatura e Cultura, Mestre em Letras, Doutro em Geografia e, atualmente, como professor efetivo da Universidade Regional do Cariri, está concluindo pós-doutoramento. É pesquisador nas áreas de Gênero e Sexualidade. Já publicou o livro "Transcartografia: atrizes e atores trans na cena teatral" em 2021, pela Pacco Editorial.
Comentários: