Bafafá Notícias - Cultura & informação da Paraíba para o mundo

Quinta-feira, 27 de Marco de 2025
JERÔNIMO VIEIRA LANÇA LIVRO DE POESIA NESTA SEXTA EM JOÃO PESSOA

CULTURA

JERÔNIMO VIEIRA LANÇA LIVRO DE POESIA NESTA SEXTA EM JOÃO PESSOA

Intitulado "O Mineral das Palavras", livro será lançado às 18h00 na unidade da Livraria do Luiz no Mag Shopping

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O ator, dramaturgo e escritor paraibano, Jerônimo Vieira, lança nesta sexta-feira, 14, em João Pessoa, o livro de poesia "O Mineral da Palavras". O livro sai pela Mídia Gráfica e Editora e será lançado às 18h00 na unidade da Livraria do Luiz do Mag Shopping, na praia de Manaíra.

Em "O Mineral das Palavras", Jerônimo revela que a poesia sempre esteve em seu cotidiano e que a produção desse livro retira da gaveta memórias e escritos de toda uma vida. "A poesia é para qualquer um. Ela pode provocar imagens, cheiros, sensibilidade. O livro é um convite ao leitor a mergulhar no mundo das sensações, da mineralidade das palavras. Os poemas tratam de temas diversas, daquilo que sempre provocou sensações em mim. Me sinto conectado à natureza", disse.

"O Mineral das Palavras" traz 47 poemas inéditos que revelam momentos e sensações vividas pelo autor desde a adolescência até a fase mais madura. Perguntado sobre o que o levou a publicar um livro de poesia somente agora, respondeu com mais poesia: "O poema é um diamante que precisa ser polido até chegar ao ponto de ser transformado em um colar. Da mesma forma que nosso corpo precisa de minerais, o poema também precisa para torná-lo um sopro de vida. Isso é O Mineral das Palavras".

Leia Também:

A relação de Jerônimo com a poesia é antiga. Pessoense, o ator e diretor já havia experimentado projetos importantes como o "Poesia Encenada" desenvolvido pelo Sesc em João Pessoa, e bebido na fonte de grandes nomes da literatura e da poesia brasileira e portuguesa,como Fernando Pessoa, Carlos Drumond de Andrade, Cecília Meireles e Augusto dos Anjos.

"O poema tem uma certa dramaticidade, emoção e sentimentos do ser humano. A vida, a morte, a natureza de tudo o que nos cerca. Todas as mineralidades que compõem a natureza e o universo", concluiu Jerônimo Vieira.

QUEM É

Jerônimo Vieira de Lima nasceu em João Pessoa-PB. É Professor Doutor de Teatro na Universidade Regional do Cariri (URCA-CE) e, como ator e diretor de teatro tem vários trabalhos premiados em festivais nacionais, sobretudo na década de 90 e inícios dos anos 2000, quando concentrava sua produção teatral em João Pessoa. É graduado em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Literatura e Cultura, Mestre em Letras, Doutro em Geografia e, atualmente, como professor efetivo da Universidade Regional do Cariri, está concluindo pós-doutoramento. É pesquisador nas áreas de Gênero e Sexualidade. Já publicou o livro "Transcartografia: atrizes e atores trans na cena teatral" em 2021, pela Pacco Editorial.

Comentários:
Augusto Magalhães - Cultura & Cotidiano

Publicado por:

Augusto Magalhães - Cultura & Cotidiano

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!