Bafafá Notícias - Cultura & informação da Paraíba para o mundo

Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025
MORRE AUGUSTO BONEQUEIRO, CONHECIDO NA PARAÍBA POR SEU PROGRAMA

CULTURA

MORRE AUGUSTO BONEQUEIRO, CONHECIDO NA PARAÍBA POR SEU PROGRAMA "A HORA DO CHIBATA" QUE FOI AO AR NA TV TAMBAÚ

"A Hora do Chibata" era uma mistura de arte, denúncia, humor e carisma. O ator ganhou o título de "Cidadão Pessoense da Câmara dos Vereadores da Capital paraibana.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma notícia triste que vem do Ceará e deixa os paraibanos desolados: morreu nesta terça-feira, 4 de novembro, aos 74 anos, o ator e humorista Augusto Bonequeiro, conhecido em João Pessoa e em toda a Paraíba por ter criado o programa "A Hora do Chibata", que foi ao ar durante 14 anos - entre os anos 90 e início dos anos 2000 - pela TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba. 

Augusto Bonequeiro dividia a bancada do seu programa com o ator paraibano Edilson Alves, que fazia o personagem Filó. A presença de Chibata e Filó na TV paraibana era motivo de alegria e de muita interação com o público, já que o programa "A Hora do Chibata" fazia com pitadas de humor as denúncias que a população queria ver e ouvir. No final do programa, Augusto Bonequeiro (Chibata) pegava um orelhão e soltava: "Alô! É o prefeito??? Homem, mande ajeitar essa cidade, rapaz..... O povo tá reclamando.... kkkkk", era a denúncia nas entrelinhas do humor.

Figura carismática no meio cultural e político, Augusto abria espaço em seu programa para que artistas paraibanos fizessem a divulgação e o lançamento de seus trabalhos. "A Hora do Chibata" era uma mistura de arte, denúncia, humor e carisma. O ator ganhou o título de "Cidadão Pessoense em solenidade realizada na Câmara dos Vereadores da Capital paraibana.

Em suas redes sociais, o ator Edilson Alves (Filó) lembrou da amizade com Augusto e do incentivo que ele deu à sua carreira. "Ele sempre foi um incentivador do meu trabalho. Ficamos no ar por 14 anos na TV Tambaú com o programa "A hora do Chibata". Um programa diário, de Humor, nós gostávamos de fazer e o público paraibano amava e adora assistir, a química perfeita para o sucesso. E naquela época não existia Internet. Esse meu amigo, artista, pernambucano, mas radicado no Ceará, era amado por todos os paraibanos, ao ponto de ganhar o título de cidadão pessoense, ofertado pela Câmara dos Vereadores de João Pessoa", escreveu.
 
Não foi só na Paraíba que ele recebeu homenagem em vida. No Ceará, Augusto bonequeiro recebeu títulos de Doutor Notório Saber pela Universidade Estadual do Ceará e Mestre Tesouro Vivo da Cultura Popular do Ceará 2023.
 
 
 
 

Leia Também:

Comentários:
Augusto Magalhães - Cultura & Cotidiano

Publicado por:

Augusto Magalhães - Cultura & Cotidiano

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!