O artista visual Luiz Tananduba terá sua obra incluída pela terceira vez consecutiva na Bienal Internacional de Arte Naif da Bulgária. Ele foi selecionado com uma tela intitulada "Família". Os trabalhos de Tananduba já foram expostos na Bienal da Bulgária nos anos de 2021 e 2023.
Este ano a Bienal internacional de arte naif da Bulgária teve 450 obras inscritas, de 159 artistas. Porém, apenas 97 obras foram selecionadas, de 97 artistas diferentes, de 39 países dos 5 continentes.
A exposição virtual acontece entre os dias 22 de março e 22 de abril de 2025. O prêmio final será anunciado em 23 de abril. "É com muita honra e satisfação que recebi a notícia de que minha obra foi selecionada para participar, pela terceira vez consecutiva, da Bienal internacional de arte naif da Bulgária (2021,2023,2025), um dos maiores eventos da arte naif Mundial. Submeti o trabalho intitulado “A Família”.", disse, com empolgação, o artista.
QUEM É
Luiz Tananduba é paraibano, nascido na cidade de Caiçara em 1972. Começou a pintar em 1985, com orientação do pai, o artista plástico Alexandre Filho, que é considerado um dos maiores artistas da arte naïf do Brasil e reconhecido em vários países do mundo. Desenvolveu uma pintura bastante expressiva, retratando o homem e o cotidiano da vida do campo, com suas colheitas fecundas e vegetação exuberante. Sua inspiração vem de uma visão idealizada e subjetiva da cidade de Caiçara, interior da Paraíba, lugar onde cresceu e tomou emprestado seu sobrenome artístico “Tananduba”, um dos sítios da região. Tem um vasto currículo de exposições e referências em catálogos de arte no Brasil e no exterior.
Comentários: