Bafafá Notícias - Cultura & informação da Paraíba para o mundo

Terça-feira, 29 de Abril de 2025
'A HISTÓRIA DA ETERNIDADE' SERÁ EXIBIDO NO PROJETO CINEMA NO CENÁRIO NESTE SÁBADO EM BANANEIRAS

CULTURA

'A HISTÓRIA DA ETERNIDADE' SERÁ EXIBIDO NO PROJETO CINEMA NO CENÁRIO NESTE SÁBADO EM BANANEIRAS

O projeto acontece no Cenário Hostel & Boteco, que fica na cidade Bananeiras, e tem exibição de filme, debate e atração musical

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com duas paraibanas no elenco, Marcélia Cartaxo e Zezita Matos, o primeiro longa-metragem do cineasta Camilo Cavalcante, “A história da eternidade”, será exibido na sétima edição do projeto Cinema no Cenário, neste sábado, dia 15, às 19h, seguida de debate com a atriz Marcélia Cartaxo.

O projeto Cinema no Cenário é coordenado pela empresária e advogada Sulamita Nóbrega com a curadoria do professor e cineasta Bertrand Lira. O filme será exibido às 19 horas no Cenário Hostel & Boteco (R. C. Antonio Pessoa, 415 - centro, Bananeiras - PB). Após a sessão haverá debate e uma atração musical. A sessão é gratuita, mas a reserva tem de ser feita no direct do instagram do @cenariohosteleboteco ou nos telefones (83) 8868.3619 e 98880.4600. As vagas são limitadas. 

Pernambucano de Recife, Cavalcante é roteirista, diretor e produtor de 14 curtas e dois longas-metragens. O segundo, “King Kong em Asunción” (2020), ganhou quatro prêmios no Festival de Gramado, entre eles Melhor Filme (Júri Oficial) e o Prêmio do Público.

Leia Também:

“A história da eternidade” (120min) estreou em 2014 no International Film Festival de Rotterdam. O filme colecionou 28 prêmios em festivais nacionais e internacionais de cinema e seu roteiro original foi publicado em livro pela CEPE – Companhia Editora de Pernambuco em 2020. O filme é um ensaio sinestésico sobre amor, desejo e sonho. Toda a narrativa ocorre no mesmo vilarejo com aproximadamente 40 habitantes em uma paisagem desértica, um ponto geográfico do nordeste brasileiro com referenciais particulares em relação ao tempo e ao espaço.  

A ação se passa em um pequeno vilarejo no Sertão, onde três histórias de amor e desejo revolucionam a paisagem afetiva de seus moradores. São personagens de um mundo romanesco, no qual suas concepções da vida estão limitadas, de um lado pelos instintos humanos, do outro por um destino cego e fatalista. Para Camilo Cavalcante, “é um lugar ermo, onde tudo acontece num ritmo cadenciado, inspirando momentos extremamente viscerais dentro do ciclo que se repete eternamente no palco da tragédia humana.” 

A trilha sonora original, criada por Zibgniew Preisner (autor das músicas dos filmes de Krzysztof Kieślowski) e por Dominguinhos (o último trabalho de uma lenda da música brasileira que morreu em 2013), é um elemento fundamental na construção de uma atmosfera que envolve o público. “A intenção é submergir fundo na emoção, tocando honestamente os sentimentos do expectador. Este filme se propõe a ser um exercício de delicadeza, a usar do cinema como instrumento latente de poesia, com todas as implicações desta palavra no sentido libertador, de subversão da realidade, de inconformismo com a estreita sociedade que nos cerca”, explica o diretor. 

Camilo Cavalcante nasceu em Recife. É mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior (Portugal), onde atualmente desenvolve projeto de doutoramento. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, também participou da oficina de Roteiro Cinematográfico na Escuela Internacional de Cine y TV de San António de Los Baños (Cuba). Tem na extensa bagagem a direção de séries “Luz do Sertão – 100 anos de Luiz Gonzaga”, exibida em 2013 pela Rede Globo NE; “Olhar”, exibida pelo Canal Brasil, Tv Pernambuco, Tv Universitária, TVE Bahia e TVT; e as séries documentais “Índios no Brasil” (2017) e “Anjos Humanos” (2018), exibidas na rede pública nacional de emissoras de televisão.

FICHA TÉCNICA

Elenco CLÁUDIO JABORANDY,  DÉBORA INGRID,  IRANDHIR SANTOS,  LEONARDO FRANÇA, MARCÉLIA CARTAXO , MAXWELL NASCIMENTO,

ZEZITA MATOS

Produzido por CAMILO CAVALCANTE, MARCELLO LUDWIG MAIA e STELLA ZIMMERMAN  

Fotografado por BETO MARTINS  

Trilha Sonora Original ZBIGNIEW PREISNER e DOMINGUINHOS   

Montagem VÂNIA DEBS   

Som Direto NICOLAS HALLET e SIMONE DOURADO   

Direção de Produção BÁRBARA ISABELLA ROCHA   

Diretor de Arte JULIA TIEMANN  

Cenografia DIOGO BALBINO  

Figurino PAULO RICARDO   

Maquiagem AURI ALEX

Edição de Som MIRIAM BIDERMAN e RICARDO REIS   

Mixagem PAULO GAMA   

Escrito e Dirigido por CAMILO CAVALCANTE 

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação
Comentários:
Bafafa Notícias

Publicado por:

Bafafa Notícias

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!