O filme "Caminho de Cedro" será exibido nesta quinta-feira, 6, na Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano, que está acontecendo até o próximo domingo na Fazenda Acauã, localizado no município de Aparecida, Sertão paraibano. Este ano, a Mostra chega à 24ª edição e é composta por 32 produções realizadas em várias regiões da Paraíba. A entrada para ver os filmes é de graça! A programação está disponível no instagram: @mostraacaua.
O documentário "Caminho de Cedro" é uma realização de André Queiroga que é produtor executivo da obra. A direção é de Sebastião Formiga, da Formiga Filmes, que assina junto com Queiroga o roteiro do curta.
"Caminho de Cedro" mostra a peregrinação de devotos ao Santuário de José Antônio de Maria Ibiapina, localizado no município de Solânea, a 130 km de distância da capital, João Pessoa. A produção do filme acompanhou a peregrinação e registrou momentos importantes e emocionantes dos devotos do Padre Ibiapina durante todo o percurso até chegar à Santa Fé, local onde existe o memorial do religioso.
A estreia do filme foi em praça pública no ponto de concentração dos fiés que fazem a peregrinação até o santuário do Padre Ibiapina. Depois, foi exibido na "Roliúde Nordestina' e ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no 1º Festival de Cinema de Cabaceiras. Também já foi exibido na Assembléia Legislativa em sessão especial sobre o santuário do Padre Ibiapina, transmitida pela TV Assembléia.
Em João Pessoa, teve exibição na Praça da Paz (Bancários). A exibição fez parte do projeto Cinema Para Todos, do Instituto de Pesquisa e Promoção do Desenvolvimento e da Sustentabilidade - IPPEDS.
A realização de "Caminho de Cedro" só foi possível com recursos do Governo do Estado da Paraíba, por meio Secretaria de Cultura, com os recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura e com o apoio de diversos patrocinadores, como a diocese de Guarabira, empresas públicas e privadas e ONG’s.
Comentários: