A cidade de Macapá receberá nesta quinta-feira, dia 07 de novembro, no Sesc Araxá, a renomada Companhia de teatro da Paraíba Soluar, com o espetáculo “Trupizupe, o Maior Quengo do Nordeste”, a partir das 19h30, no Salão de Eventos do Sesc Araxá, dentro da programação da mostra Teatro do Riso.
A ida da Companhia ao estado do Amapá, foi possível através m a conquista de seleção do edital “Arte na Bagagem” de apoio à circulação artística, que permite que grupos e/ou companhias aportem em outros territórios nacionais para mostrar suas produções artísticas. O projeto é uma iniciativa do governo do estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura “Viva a arte paraibana” e tem o apoio institucional do Sesc Amapá.
Com texto do escritor e dramaturgo campinense, Bráulio Tavares e direção de Edilson Alves. O espetáculo traz como enredo as aventuras e vivacidade do personagem central Trupizupe, um esperto viajante que, ao chegar em um reino, se depara com um vice-rei corrupto, perde seu ganzá, é preso e, para se livrar da prisão, trama seu casamento com a princesa. Em meio às investidas para recuperar seu instrumento (o ganzá), Trupizupe vai costurando uma estória repleta de surpresas.
Após o espetáculo, a Cia. Soluar, realizará um bate papo com o público sob a temática: O teatro nordestino no Brasil. A ideia é provocar uma roda de conversa, falar sobre a obra Trupizupe, a potência do teatro nordestino e os caminhos que levaram o teatro nordestino ao reconhecimento nacional, além de compartilhar sobre o processo de criação e montagem do espetáculo e conhecer os bastidores da produção e trocar experiências com os membros do elenco e da equipe técnica.
Como parte do roteiro da circulação, será oferecida uma oficina teatral ministrada pelos próprios artistas de "Trupizupe". Essa oficina abordará técnicas de interpretação, expressão corporal, improvisação ou outros aspectos relacionados ao processo criativo do espetáculo. Será uma oportunidade para os participantes aprenderem e experimentarem habilidades teatrais sob a orientação dos artistas da Cia Soluar.
- Ficha Técnica:
Texto: Bráulio Tavares
Direção Geral: Edilson Alves
Direção Musical: Aldo Marques
Músicas: Matheus Henrique
Direção/Concepção Coreográfica: Ademilton Barros
Figurino, Cenário e Adereços: Nelson Alexandre
Confecção de Figurino: M3 Ateliê
Confecção de Cenário: Ana Paula
Confecção da Carroça: Maciel Fidelis
Maquiagem: Romilson Rodrigues
Design Gráfico: Max Ryan
Fotos: Delmer Oliveira
Realização: Cia de Teatro Soluar
Elenco:
Aluisio Souza: Pancrácio e Arauto
Jamil Richene: Vice-Rei e Pretendentes
Jô Carvalho: Carcereiro e Princesa
Miguel Reberth: Rei
Robert Sodré: Trupizupe
Contato:
Instagram: @ciateatrosoluar
Comentários: