Bafafá Notícias - Cultura & informação da Paraíba para o mundo

Terça-feira, 17 de Junho de 2025
ESTUDANTES DA ESCOLA MARIA GENY ABREM EXPOSIÇÃO SOBRE PESQUISA SOCIOLÓGICA NESTA SEXTA NA FUNDAÇÃO CASA DE JOSÉ AMÉRICO

CULTURA

ESTUDANTES DA ESCOLA MARIA GENY ABREM EXPOSIÇÃO SOBRE PESQUISA SOCIOLÓGICA NESTA SEXTA NA FUNDAÇÃO CASA DE JOSÉ AMÉRICO

O grupo de estudantes pesquisou cartas e documentos sobre a atuação da professora Júlia Verônica, primeira professora de José Américo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Estudantes da Escola Estadual Maria Geny, do bairro de Tambiá, em João Pessoa, realizaram uma pesquisa e selecionaram material para homenagear a primeira professora de José Américo de Almeida: a professora Júlia Verônica. O resultado faz parte de uma exposição, que contará também com fotografias de Ricardo Peixoto, e será aberta nesta sexta-feira, 16, às 10h00, na Fundação Casa de José Américo (FCJA), no Cabo Branco.

A exposição é resultado da parceria entre a Fundação Casa de José Américo, a Escola Estadual Profa. Maria Geni de Sousa Timóteo e a Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em 2024, através do projeto “Escritas nas Estrelas”, começou a ser desenvolvido um trabalho na escola, articulado com o projeto “Minha Escola é Antirracista”. No mês da Consciência Negra, Júlia Verônica dos Santos Leal, a homenageada, foi a primeira professora de José Américo. A metodologia utilizada foi a pesquisa narrativa, tendo cartas como recurso metodológico narrativo.

Leia Também:

A  prática pedagógica desenvolvida foi centrada na memória dessa educadora do passado através da escrita de cartas produzidas pelos estudantes. "O trabalho começou com a apresentação da biografia da mestra e a visita dos estudantes ao Museu e Arquivos da Fundação Casa de José Américo. Depois que os estudantes fizeram pesquisas, escreveram cartas para a admirável mestra. O resultado da experiência aqui contada confirma, que a escrita de cartas pode ser estimulada como fonte de aprendizagens significativas para diferentes disciplinas", explicou o professor de Sociologia, Edmilson Cantalice.

A produção dos estudantes alcançou múltiplos objetivos, na medida em que, além de incentivar o gosto pela leitura e escrita, também contribui na construção de novos conhecimentos em geral e, especificamente, sobre a relevância da contribuição da mulher negra na História da Educação da Paraíba, ampliando a visibilidade da presença significativa da população afrodescendente na formação da nossa sociedade. "Socializar com o público contemporâneo o legado da Professora Júlia Verônica dos Santos Leal confirma a função social, histórica e humanizadora desta exposição", concluiu.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ricardo Peixoto/Divulgação
Comentários:
Bafafa Notícias

Publicado por:

Bafafa Notícias

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!