A exposição "Ibiapina", do fotógrafo Márcio Miranda, entra em cartaz neste final de semana dentro da programação do projeto Viva Usina, na Usina Cultural Energisa. Em um conjunto poético de fotografias em preto e branco selecionadas pelo curador Paulo Rossi, a mostra traz como protagonista o povo sertanejo, seus costumes, sua crença e devoção a Ibiapina.
A série documental, iniciada em 2017, retrata uma das maiores manifestações religiosas de massa do nordeste brasileiro, que ocorre todos os anos no dia 19 de fevereiro. Nesta data, cerca de trinta mil devotos do Padre Ibiapina, oriundos de diversas localidades, principalmente do interior da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, se dirigem à Santa Fé em Solânea/PB para celebrar a Páscoa do missionário.
Com a câmera alinhada ao seu corpo e mente, Márcio Miranda navegou nas águas agitadas da romaria santificadas pelas mãos erguidas dos fieis, impregnadas de confissões, rezas e cantos de louvor a Ibiapina. Sua narrativa fotográfica é potente e poética porque nos permite descongelar o espaço-tempo documentado na fotografia para mergulhar no imaginário e no simbólico daquela realidade.
Fotógrafo, repórter fotográfico e designer gráfico, Márcio Miranda é carioca de origem, vive e fotografa a Paraíba há 16 anos. Neste período vem produzindo ensaios artísticos e séries documentais fotográficas de longa duração focadas principalmente na diversidade cultural paraibana.
A abertura da exposição acontece nesta na sexta-feira, 30 de maio, às 18h na Galeria Alexandre Filho, na Usina Cultural Energisa, e segue aberta ao público até 29 de junho.
SERVIÇO
Exposição "Ibiapina"
Fotografias: Márcio Miranda / Curadoria: Paulo Rossi
Abertura dia 30 de maio, sexta, às 18h.
Segue em cartaz até 29 de junho
Local: Usina Cultural Energisa | Galeria Alexandre Filho (R. João Bernardo de Albuquerque, 243 - Tambiá, João Pessoa - PB - Telefone: (83) 3221-6343)
Visitação: De terça a quinta das 9h30 às 17h30
De sexta a domingo das 16h às 22h (menos nos dias 6, 7, 8, 20, 21 e 22/6, que será das 9h30 às 17h30)
Entrada gratuita
Comentários: