A Paraíba amanheceu com a triste notícia do falecimento do empresário e criador do jornal Moçada Que Agita, Achieta Maia. Achieta estava internado no hospital HapVida, em João Pessoa, há mais de uma semana, e veio a falecer na madrugada desta terça-feira. A causa da morte não foi divulgada. O velório será no Morada da Paz, em João Pessoa, nesta terça-feira, e o horário do sepultamento ainda não foi divulgado pela família.
Anchieta tinha 73 anos de idade e foi um dos maiores nomes da produção cultural em João Pessoa nos últimos 40 anos. Além do jornal Moçada Que Agita, que depois virou revista, também foi o responsável por agitar a noite pessoense com os antigos "ranchos" na época junina em bairros como a Torre, Expedicionários e adjacências.
Produziu shows e trouxe inúmeros artistas de sucesso para cantar em João Pessoa. Sempre foi inquieto, procurando novas atividades e pesquisando o que o público gostaria de ver e ouvir.
Antenado com a atualidade, havia montado recentemente em seu próprio apartamento, no Cabo Branco, um espaço para transmitir o "PodCast Anchieta Maia", do qual cheguei a participar como entrevistador, dividindo a bancada com o jovem professor e comunicador Rodrigo Matheus, de sua primeira edição no ano passado, quando entrevistamos Fuba e o saudoso Zeba Lira, por ocasião da abertura do Folia de Rua e da saída do Bloco Virgens de Tambaú.
A Anchieta deixo minha gratidão pela oportunidade e por tanto que fez pela cultura e pelo entretenimento na Paraíba. Vai com Deus, amigo. Um abraço!
VEJA NOTA PUBLICADA NO INSTAGRAM @MOCADAQUEAGITA
Faleceu na manhã desta terça-feira, dia 4, José de Anchieta Maia. Ele estava internado havia algumas semanas em um hospital privado de João Pessoa. Anchieta foi um dos grandes nomes do colunismo social paraibano nas últimas quatro décadas. Foi o criador do Moçada Que Agita em 1980 e do projeto Canta Moçada!
Como produtor cultural trouxe para João Pessoa grandes artistas como Almir Fevers, Agnaldo Timóteo e Tribo de Jah. Também incentivou artistas paraibanos nas áreas de música, teatro e dança através de seus projetos em parceria com escolas públicas e privadas.
Anchieta foi colunista dos jornais O Norte e Correio da Paraíba. Também teve programas de rádio e televisão, além de gerar conteúdos do Moçada Que Agita no YouTube e redes sociais. Uma figura de extrema importância para o jornalismo e para a cultura da Paraíba! Um homem com senso de humor e que se entregava de corpo e alma aos seus projetos.
Velório do corpo de Anchieta Maia acontece nesta terça-feira na Morada da Paz. Vá em paz
Comentários: