Eles nasceram juntos e juntos trilham com maestria o caminho das artes. Os gêmeos Letícia e Romilson Rodrigues são exemplo de arte que pulsa tanto no palco, quanto nos bastidores e levam a cultura da Paraíba para o Brasil e o mundo, festivais afora. Já formaram a dupla famosa Diet e Light e cresceram nos palcos. Neste dia 27 de dezembro completam 39 anos de lutas para sobreviverem da arte em João Pessoa.
Letícia nasceu Romildo, mas logo percebeu que sua essência feminina gritou mais alto. Encarou todos os preconceitos e enfrentou a transformação que hoje lhe garante a nome de registro como Letícia Rodrigues. Digo de registro, mas é muito mais do que isso: é o nome da resistência, da arte e da luta por um lugar ao sol como uma mulher trans na Paraíba e no Brasil.
No palco está interpretando a vida e a morte de uma outra mulher trans: Gisberta. Com o monólogo já lotou teatros em João Pessoa e seguiu por festivais pelo Brasil colecionando prêmios por onde passa. Gisberta foi uma mulher trans que deixou São Paulo para fugir da violência e da transfobia no Brasil. Foi morar em Portugal e lá foi assassinada justamente pela transfobia da qual havia fugido no Brasil.
Além de atriz, Letícia é também diretora de teatro (no sentido de montar espetáculos) e gestora do Teatro Ednaldo do Egypto, órgão ligado à Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de João Pessoa.
Romilson é ator e maquiador, igualmente a Letícia, encontrou nos palcos e nos camarins a sua razão de ser e de viver. Com um carisma do tamanho de um trem, segue fazendo a cabeça e o rosto de gerações de atores e atrizes paraibanos. No palco, se entrega a personagens emblemáticos, como no espetáculo "O Pequeno Príncipe" montado pelo Coletivo Cara Dupla de Teatro, uma companhia que não cansa de produzir espetáculos belíssimos e vem encantando o público paraibano.
E nem precisa dizer, né? O Coletivo Cara Dupla é dirigido pelos irmãos Letícia e Romilson ou Diet & Light, como queiram chamar.
Aqui o Bafafá Notícias e a Bafafá TV deixa um salve e presta esta singela homenagem aos gêmeos que chegaram para fazer a cena acontecer! Parabéns, meus amigos!
Comentários: