O filme 'Caminho de Cedro', de André Queiroga e Formiga Filmes, fará sua pré-estreia na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro às 2:45h da manhã na praça central da cidade de Solânea, cerca de 130 Km de João Pessoa.
O horário da exibição coincide com a concentração dos fiéis para a saída em procissão até Santa Fé, localidade que guarda o memorial do Padre Ibiapina. É sobre esse caminho, denominado 'Caminho de Cedro', a fé das pessoas e a história do Padre Ibiapina, que trata o documentário. O filme tem roteiro de André Queiroga e Sebastião Formiga e produção executiva de André Queiroga. A direção é de Sebastião Formiga.
O Governo do Estado da Paraíba, por meio Secretaria de Cultura e com os recursos da Lei Paulo Gustavo, o Ministério da Cultura do Governo Federal e o proponente do Filme André Queiroga, são os realizadores da obra.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Solânea, através da Secretaria de Cultura, que disponibilizou o telão e o som na praça central. Os fiéis se concentram em frente a Paróquia Santo Antônio, na Praça Central de Solânea, onde assistirão o filme pela primeira vez.
O curta metragem “Caminho de Cedro”, se mostra relevante "para manter viva a memória e o legado do Servo de Deus Padre Ibiapina, ao passo que resgata os caminhos percorridos pelo Peregrino da Esperança, e nos oferece a partir dos relatos nele contidos, aspectos importantes da vida do Apóstolo do Nordeste, que sendo um sacerdote a frente de seu tempo, iluminado pelo Evangelho fez uma opção preferencial pelos pobres e tornou-se o maior fundador de orfanatos, açudes, igrejas, cemitérios, que já se ouviu falar no Nordeste do Brasil. Resta-nos parabenizar o diretor Sebastião Formiga pela direção e o produtor André Queiroga por eternizar com maravilhosas imagens a rota percorrida pelos peregrinos que visitam o Memorial Padre Ibiapina", destacou o Padre Demétrio Morais, do Memorial Padre Ibiapina.
A GRANDIOSIDADE DO EVENTO
"Me chamou atenção foi o tamanho que o Memorial e Santuário Santa Fé se tornou. Um lugar enorme com uma multidão vinda de vários Estados, estacionamento lotado de ônibus e veículos particulares de vários lugares. Quando criança, decada de 1970, ouvia minha Vó Lica falar dos Santos e Padre Cícero e Ibiapina sempre estavam na lista dela. Depois já artista em 1998 Eliezer Filho fez o filme "Eu Sou Servo" e eu fiz uma participação como ator e fiz auxiliar de produção. Tive acesso à história completa do Padre Ibiapina", destaca o diretor Sebastião Formiga.
A idéia veio através do produtor André Queiroga, um andarilho e adepto dos caminhos de Padre Ibiapina, continua Formiga. Ele me procurou para desenvolvermos um roteiro e filmar essa saga dos peregrinos em andanças pelos caminhos percorridos por Pe. Ibiapina. Topei de primeira. Fomos aprovados no edital da lei Paulo Gustavo e fizemos o filme.
Formiga destacou ainda o envolvimento da população com o evento. "Um envolvimento incrível! São varias procissões vindas de cada cidade. Tudo começou com os fiéis pedindo a igreja que oficializasse um calendário com os eventos já em prática pelos fiéis. As procissões se dão da maneira mais espontânea. Cada um vai com sua fé e manifestação dela em gratidão às graças alcançadas, as súplicas por novos milagres e ajudas divinas. Todas as idades se fazem presentes. Muitos com vestimenta alusiva à graça alcançada, pés descalços etc. O Memorial fica lotado, com visitantes a circular por todos os pontos e lugares. A loja com produtos religiosos, o túmulo do Padre Ibiapina, a capela com celebração o dia todo, o museu, a gruta da chama onde acendem velas. O grande templo a céu aberto para milhares de fiéis. A porta Santa, o pilão onde o fiel faz o pedido pila com a mão do pilão se ficar no centro é sinal que o desejo foi atendido etc.
O diretor Sebastião Formiga falou também sobre a importância da comunidade, dos empresários e políticos locais em apoiar a realização do projeto, bem como alguns fatos que lhe surpreenderam durante o processo de produção. "Tivemos vários pontos surpreendentes e outras narrativas que não conseguimos colocar da forma pensada na obra, mas entra de outra forma que surpreende também. Destacaria a brilhante compreensão de vários empresários e políticos locais que nos abraçaram dando os apoios necessários para a realização do filme, como também tive a oportunidade de conhecer de perto pessoas como os padres Demétrio, Floren e Gaspar responsáveis pelo desenvolvimento do Memorial há décadas", revelou.
Para o produtor André Queiroga, a história do filme vai incentivar muitas pessoas a também seguirem a procissão para conhecerem a história do Padre Ibiapina. "É com muita felicidade que podemos anunciar que exatamente depois de um ano de quando começamos as primeiras filmagens, vamos poder apresentar a pré estreia de Caminho de Cedro. O trabalho foi feito com muito carinho e com certeza irá emocionar as pessoas e fará com que tantas outras conheçam o servo de Deus, padre Ibiapina. Um pouco de sua história e incentivar as pessoas a fazerem a peregrinação que liga o santuário de frei Damião em Guarabira ao de Padre Ibiapina em Santa Fé", concluiu.
André Queiroga ainda destaca que diversos apoios foram essenciais para a concretização deste sonho e agradece a todos eles:
Prefeitura Municipal de Solânea;
Prefeitura Municipal de Guarabira
Secretaria de Cultura e Turismo de Guarabira;
Diocese de Guarabira;
Igreja Santo Antônio – Paróquia de Solânea
Formiga Filmes;
Guaraves / Frango Bomtodo;
Rádio Integração FM;
Tour da Serra;
Enzima de Cinema;
LA Studio;
Água Mineral Santa Joana;
ACTUS Solânea;
Universidade Federal da Paraíba;
Restaurante Atualle;
Binário Café
IPPEDS – Instituto de Pesquisa e Promoção do Desenvolvimento e da Sustentabilidade
Comentários: