Bafafá Notícias - Cultura & informação da Paraíba para o mundo

Quarta-feira, 23 de Abril de 2025
MINISSÉRIE

CULTURA

MINISSÉRIE "NAVIO DO SERTÃO" TERÁ PRÉ-LANÇAMENTOS EM COREMAS, MAMANGUAPE E JOÃO PESSOA; VEJA DATAS

Gravação resgata a história de comunidade quilombola que foi submersa para a construção de um projeto hídrico na região de Coremas

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma minissérie documental gravada na Paraíba resgata a história da diáspora negra em pleno Sertão. Na década de 30, a comunidade quilombola do Navio, localizada em Coremas, foi submersa durante a construção de um imponente complexo hídrico pelo governo brasileiro.

A construção da obra, apontada como solução para a seca e o abastecimento de água, trouxe impactos que repercutem até hoje na comunidade do Navio e para a população negra na região: desigualdades no acesso à saúde, educação e garantia de direito à terra.

Intitulada ‘Navio do Sertão’, a minissérie é uma obra da Produtora AYA em parceria com a Barquinho Produtora. O pré-lançamento acontece em dois momentos. Nos dias 21, 22 e 23, as sessões serão especiais para as comunidades quilombolas de Coremas. Já no dia 27, em João Pessoa, haverá uma sessão gratuita às 19h reunindo as realizadoras da minissérie, no Cine Aruanda.

Leia Também:

A minissérie Navio do Sertão foi realizada com incentivo do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo, com gestão do Governo da Paraíba, via Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB).

Envolvimento dos membros da comunidade

Gravada na Paraíba, a obra tem quatro episódios com trinta minutos de duração. Navio do Sertão prima por um roteiro dinâmico, com depoimentos de 28 personagens, muitos dos quais descendentes da comunidade do Navio e que hoje estão dispersos em outras três comunidades quilombolas em Coremas. 

Um dos aspectos mais relevantes da produção é abordar a participação dos quilombolas na construção do complexo hídrico e a promessa de relocação da comunidade do Navio, que até hoje não foi cumprida.

Patrícia Pinheiro, roteirista e diretora, explica que o propósito da obra é trazer uma realidade pouco conhecida e quebrar estigmas sobre o Sertão Nordestino. “Precisamos levar conhecimento sobre a diáspora negra e a cultura desses povos que foram forçados a deixar suas casas, com promessas, que nunca foram concretizadas, de serem realocados”.

Aline Paixão, que assina o roteiro da minissérie, reforça o impacto da obra documental para o direito à terra. “Assumimos o desafio de trazer a discussão sobre a regularização de terras para essas comunidades, que cumprem um papel essencial na história e na valorização da cultura afro-brasileira no contexto do Sertão”, destacou.

Serviço: Pré-lançamento Minissérie Navio do Sertão

Coremas: 21, 22 e 23 de março

Mamanguape: 26 de março, no Centro Cultural Fênix

João Pessoa: 27 de março, no Cine Aruanda (UFPB), às 19h00

Entrada: Gratuita

Realização: AYA Produtora (@aya_arteduc) e Barquinho Produtora (@barquinho_produtora)

 

Mais informações: (83) 99100 5088

FONTE/CRÉDITOS: Texto de assessoria
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação
Comentários:
Bafafa Notícias

Publicado por:

Bafafa Notícias

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!