O Projeto "Cinema no Cenário", que acontece no Cenário Hostel & Boteco, na cidade de Bananeiras (PB), chega à sua quarta edição, com a exibição da ficção de média-metragem (51min, 2024) ‘A luz de Tomaz’, da cineasta paraibana Natali Toledo, lançado semana passada no Festival de Cinema de Bananeiras (II Febancine).
O filme será exibido neste sábado, 16, às 19 horas, com sessão seguida de debate e show do cantor Kelsson Kizz. A reserva pode ser feita no direct do instagram do @cenariohosteleboteco ou nos telefones (83) 8868.3619 e 98880.4600. As vagas são limitadas. O projeto tem a curadoria do cineasta Bertrand Lira e coordenação de Sulamita Nóbrega.
‘A luz de Tomaz’ foi ganhador do Edital Municipal da Prefeitura de Campina Grande em 2023 que aportou os recursos do fundo federal para a sua produção em 2024 e contou com a seleção e participação de alunos da escola pública municipal. “Fizemos seleção na escola pública municipal EMEF CEAI dr. Elpídio de almeida com alunos para compor o elenco do filme. Os alunos Emanoel dos Santos e Wênia Araújo participam do elenco principal e 7 outros alunos participam da figuração, sendo a primeira oportunidade deles no audiovisual, explica Natali Toledo, que também assina o roteiro do filme.
Tomaz, 12 anos, sofre bullying na escola. Ele encontra apoio no bibliotecário Alberto, descobre a importância dos livros e, anos depois, se torna um empresário muito bem-sucedido do ramo tecnológico da energia renovável. Esta é a sinopse do filme que brinca com as figuras históricas do estadunidense Thomaz Edison, inventor da lâmpada elétrica, do cinema (Kinetoscópio) _ e tantas outras invenções, contabilizando mais de mil patentes registradas _ e do físico alemão Albert Einstein, autor da teoria da relatividade geral, uma das base da Física moderna.
Tomaz (Artur Guerra), um menino de 12 anos com deficiência auditiva e dislexia, como o inventor Tomaz Edson, que na infância teve problemas de aprendizado, também vai enfrentar o bullying na escola. O garoto Tomaz é encorajado por sua mãe Marta (Magna Fontes ) a ser educado e paciente, mas os abusos continuam. Tomaz encontra apoio no bibliotecário da escola Alberto (uma referência a Albert Einstein) e descobre a importância dos livros, que o ajudam a se destacar. O menino Tomaz também recebe palavras de encorajamento da filha de seu mentor, que o incentiva a seguir seus sonhos. Anos depois, Tomaz se torna um empresário bem-sucedido e reencontra um antigo colega que o havia maltratado, mas que agora pede perdão e conversa com Tomaz sobre as lições da vida. A história aborda temas como respeito, amor, cuidado e segunda chance. O filme conta com uma versão curta-metragem de 21 min.
A diretora e roteirista Natali Toledo é odontóloga de formação, com cursos de documentário: Criando Fábulas Narrativas para Filmes Documentais (2022) no Núcleo de Qualificação Audiovisual/Ne sob a orientação de Getsemane Silva; de Narrativas de Ficção para Séries de TV (2022) - Núcleo de Qualificação Audiovisua/Ne com a Prof. Sônia Rodrigues e Curso de Planejamento Estratégico Audiovisual (2022) – Núcleo de Qualificação Audiovisua/Ne ministrado por Maurício Mota (Top5 séries nos EUA). Dirigiu os seguintes curtas-metragens: ‘O sonho de Dandara’ (2022) selecionado no Guarnicê 2023, Mostra Acauã 2023 e First Time Filmmaker 2022; ‘Sonhos de Sapatilhas’ (2023), série de curtas de animação para a EBC -Empresa Brasileira de Comunicação, ganhadora do Edital TVS Públicas 2018, e ‘O mistério da lagoa do Caju’ (2024), ganhador do Edital LPG Estadual Paraíba.
FICHA TÉCNICA
Título do Filme: A luz de Tomaz (51min, 2024)
Roteirista e Diretora: Natali Toledo @natalitoledocinema
Classificação Indicativa: Livre
Produtora: [email protected]
Produtores: Sílvio Toledo, Natalí Toledo e Éder Guimarães
Música: Suno/Silvio Toledo
Diretor de Fotografia: Jonatas Santos
Elenco:
Atrizes Magna Fontes ( D.Marta), Nica Bezerra ( Carmem) Goreth Leitão (professora de artes ), Rafinha Rodrigues ( Estela ), Wênia Araújo ( Garota do Bullyng)
Atores: Artur Guerra (Tomaz), Daniel Santos (Alberto ), Oscar Borges ( Tomaz Adulto), Guilherme Nacimento (Yuri), Raone Santos (YuriAdulto), Emanuel Santos (Garoto do Bullyng ), Sérgio Toledo ( Professor de Física ), Éder Guimarães ( Chofer ).
Diretores de Arte: Silvio Toledo e Magna Fontes
Som Direto: ÉderJr., Erick Rafael e Éder Guimarães
Edição e finalização: Silvio Toledo e Eder Jr.
Comentários: