Continuamos essa semana assistindo estarrecidos aos ataques do Trump a nossa economia. Ataques, motivados por questões políticas, não comerciais.
Taxar nossa exportação na ordem de 50% já seria surreal sob a alegação de América em primeiro lugar, uma pratica até então nunca utilizada antes, pior ainda se torna, quando a motivação para tal ato tem como pano de fundo a salvação de um grupo político, ou melhor, de uma família de políticos que cometeu uma série de crimes contra o Estado de Direito e contra a Democracia.
Dito isso, saltando a questão política, é preciso estarmos preparados, saber proteger nosso patrimônio, nossos investimentos. Porque digo isso?
Simples. Tais taxações e restrições econômicas provavelmente irão afetar nossa economia, embora ninguém ainda tenha mensurado o tamanho do estrago. Certamente, levará a um PIB menor, inflação e pior ainda, fará o Banco Central segurar a taxa SELIC, afetando aí sim, a todos nós brasileiros.
Daí a importância de estarmos preparados financeiramente. Saber onde investir, direcionar nossos investimentos, onde manter nossa reserva de emergência, é fundamental para aguentar o solavanco financeiro que poderá vir.
Estar preparado significa ter conhecimento ou buscar conhecimento de quais as melhores alternativas para proteger nosso patrimônio. Numa análise aqui – embora sem muito aprofundamento – o ideal é manter boa parte do seu patrimônio financeiro em Títulos Públicos, os chamados Títulos do Tesouro Direto. Com menos de dez reais você terá acesso a eles. Você poderá compra-los diretamente através do seu banco ou através de uma corretora de valores.
Outra opção e também bem acessível é investir em LCA (Letras de Crédito Imobiliário) ou LCI (Letras de Crédito Imobiliário), também podendo fazer sua compra diretamente no seu banco ou através de corretoras de valores.
Por último e não menos importante, pode deixar seu dinheiro rendendo em um CDB com rendimento e resgate automático diário.
Resumidamente, o importante é não deixar o dinheiro parado, fazendo-o trabalhar para você e assim se protegendo da inflação e de arroubos momesco de governos estrangeiros a ponto de abrir investigação “sobre práticas de transferência eletrônica de valores instantâneos patrocinadas pelo governo federal.” Nosso Pix! Toda ideia boa que não for dos americanos, incomoda-os.
O BRASIL É SOBERANO
O PIX É NOSSO
Comentários: