Como diria o filósofo popular: Depende!
Pra começar tem que fazer contas. Muitas contas. Começando com o que você pensa sobre moradia.
Ter casa própria é um sonho de consumo para a imensa maioria dos brasileiros que cresceram escutando seus pais falarem para ter sua casa própria. E tem um detalhe, elas estão cada vez menores.
Pra não perder o fio da meada, quando falo de casa, fica aqui implícito que também me refiro a apartamentos ou qualquer outro tipo de moradia. Ok?
Vamos a alguns exemplos.
Ao casar, os noivos já pensam na aquisição de um imóvel, pode ser através de carta de crédito, consorcio ou outro tipo de investimento. Mas, só quem vai casar? Calma, vamos chegar lá.
O primeiro erro de um jovem casal, é pensar primeiro no bolso e não na possibilidade que um dia a família poderá crescer. Então, imagino que seu primeiro imóvel deveria ser com dois quartos.
O segundo erro é comprar um imóvel que caiba no seu orçamento (até aqui, tudo certo) mas, que não agrada ao casal. Ou seja, lá na frente irão se arrepender e ficarão com uma bomba no colo.
Nesse caso, especifico, comecem alugando um imóvel, pra ver como as coisas irão progredir, seja no casamento ou nos planos de aumentar a família.
Noutra situação, você tem um imóvel grande, os filhos já casaram e saíram de casa, então, porque não o vender e comprar um menor? Dá até pra fazer um belo upgrade, quem sabe indo morar num prédio mais moderno, naquele bairro que você sempre desejou morar podendo sobrar até um troco!
Pode ainda, escolher um imóvel menor, alugá-lo, pagando o aluguel com os juros da venda do imóvel anterior. Tudo é possível.
Agora o principal. Se optar pela compra de um imóvel, se puder fuja dos financiamentos bancários, ao final do longíssimo prazo, você terá pago por dois imóveis e ficará apenas com um, provavelmente já ultrapassado. Prefira um consórcio.
Consórcio é um planejamento imobiliário. Tenha em mente que nem sempre a sorte estará ao seu lado. Pense seriamente na possibilidade de dar um lance, quem sabe se desfazer do seu carro para isso ou uma ajuda dos pais.
Comentários: