Parafraseando o grande mestre Chico Buarque, a roda tem que girar.
Falo assim ao referir-me à necessidade de se sobrepor às dificuldades financeiras que passamos, superar os percalços e seguir em frente.
É a vida. Ela, gira, capota e se não estivermos preparados somos jogados fora dela bem antes do jogo, de fato, começar.
Assim como na saúde, nossos problemas financeiros podem ser evitados na maioria das vezes. Passar sucessivos anos gastando mais do que você ganha, um dia a conta chegará. Na saúde também é assim, cometer excessos contra teu corpo seguidamente, um dia a cobrança chegará.
Sabe aquele investimento feito por você que tinha “tudo para dar certo e deu errado?
Pois é, Levanta, sacode a poeira e dar a volta por cima. Sucesso de Paulo Vanzolini, imortalizado nas vozes das imortais Elza Soares e Beth Carvalho, gravado pela primeira pelo cantor Noite Ilustrada em 1962 (Aqui na Bafafá tem que falar de cultura também) rsrsrsr.
Assim tem que ser nossa vida de uma maneira geral, tentar evitar o tombo financeiro, mas, se vier, tirar lições e seguir em frente. Não repetir os erros.
Pensar no longo prazo talvez seja o melhor dos conselhos financeiros, o imediatismo te levará invariavelmente e com grandes chances a uma decepção financeira, quiçá a uma catástrofe financeira. Vide as pirâmides financeiras.
Se você, caro leitor, for jovem, comece fazendo planos financeiros de curto prazo, de um a dois anos, ao alcança-lo, continue, desta vez de médio prazo, de três a cinco anos, depois de longo prazo, acima de cinco anos.
Você irá se surpreender com os resultados.
Desistir? Nunca! Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. E corrija seu planejamento financeiro.
A vida é maravilhosa e você tem tudo disponível para fazê-la mais linda ainda.
Comentários: