Assisti logo cedo um vídeo ( https://youtu.be/154xFQJ_Qzo?si=WR2vkS9xv68t7WoQ ) que fala como uma música de Belchior gravada por Elis Regina salvou a vida dele literalmente, além de impulsionar sua carreira artística.
E, então me veio o mote de como entendemos e vemos a educação financeira, senão da maneira COMO NOSSOS PAIS investiram e construíram o patrimonio de nossas famílias.
Basicamente nossos pais nos ensinaram três pilares: Termine um curso superior, faça concurso público e compre uma casa própria.
Eles estão errados? Não necessariamente.
Concluir um curso superior faz parte da sua evolução profissional em qualquer área escolhida, mas, diferentemente de gerações anteriores não é mais pré-requisito para seu sucesso profissional nestes tempos de internet e do mundo digital que se abre para os jovens de hoje.
Passar num concurso público também vai no mesmo caminho. Há uma tendência – infelizmente – da desvalorização do servidor público com achatamento de salários e dificuldade de reposição salarial o que tem travado grandes mentes no serviço público. Sem contar que a concorrência hoje está muito mais acirrada do que já era antes.
Com relação a casa própria, há controvérsias... Comprar ou não comprar a casa própria? Eis a questão.
É o sonho de todo brasileiro né? Assim como comprar um carro zero. Mas, estudos recentes tem demonstrados que cada vez mais morar de aluguel está se tornando uma tendência mais usual que antes.
Vamos imaginar que você tenha uma casa ou um apartamento antigo, grande e seus filhos já saíram de casa. Vendê-lo e ir para um apartamento novo, pequeno, moderno cujo aluguel você pagará utilizando uma boa parte dos seus rendimentos da venda do apartamento antigo não é uma má ideia. Estou passando por essa experiencia agora.
A experiencia e os ensinamentos de COMO NOSSOS PAIS construíram o patrimônio da família nunca deverá ser desprezado, em compensação não devemos fechar a porta para novas oportunidades financeiras que a vida moderna nos apresenta.
E isso passa pelo conhecimento cada vez mais da Educação Financeira.
Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiro é preciso pensar e agir como tal, sem esquecer o lado social.
Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em começar a aprender a economizar, pode entrar em contato conosco através do nosso [email protected].
Comentários: