Bafafá Notícias - Cultura & informação da Paraíba para o mundo

Quarta-feira, 26 de Marco de 2025
E O PIX CONTINUA COMO ANTES

JOCA PEIXOTO

E O PIX CONTINUA COMO ANTES

O debate hoje no Brasil é sobre a “taxação” do Pix. Taxação? Pois é! Nunca existiu, não existe e provavelmente não haverá.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

“Intenções não importam. Ações, sim. É por isso que ser ético é difícil”

                                                                                                 Naval Ravikant 

 

Leia Também:

O debate hoje no Brasil é sobre a “taxação” do Pix. Taxação? Pois é! Nunca existiu, não existe e provavelmente não haverá, pois, havendo seria como voltar a velha CPMF.

Muito já se falou, se escreveu a respeito. No entanto, em tempos de mídias sociais há um fenômeno que a maioria das pessoas ainda não conseguiu dominar (em especial os governos). Quando se trata de uma fake news esses assuntos atingem uma velocidade extrema, multiplicando-se exponencialmente.

Vamos aos fatos.

A Receita Federal do Brasil (RFB), através do COAF sempre teve um olhar clinico em cima das movimentações financeiras do cidadão e das empresas. Até o dia 31/12/24 toda movimentação via PIX acima 2 mil reais das pessoas físicas e 6 mil para pessoas jurídicas já eram monitoradas pelo Órgão através de informações fornecidas pelos bancos.

O que foi feito agora foi uma ampliação dessas informações (5 mil para PF e 15 mil para PJ) a serem repassadas também pelas administradoras de cartão de crédito e os bancos virtuais (fintechs). 

O que mudou para o cidadão e para as empresas que não sonegam impostos? Nada! Absolutamente nada!

A intenção do governo é monitorar e entender melhor como essas pessoas e empresas movimentam acima da média de sua renda ou faturamento. É a busca pela chamada justiça tributária.

Vou dar um exemplo prático.

Assim que surgiu os boatos sobre a taxação do Pix fui procurado por uma cliente que estava preocupado se deveria abrir um CNPJ e constituir uma empresa.

Pra minha surpresa ela relatou que recebia em sua conta PF em média 80 mil reais por mês oriundo de venda de doces e salgados! Então, respondi a ela que independentemente desse normativo sobre o PIX, já se fazia urgente a necessidade da abertura de uma empresa pois, o seu negócio já tinha se provado e era necessário sua formalização não só para atender ao Fisco, mas para poder legalizar sua renda e formalizar a contratação dos seus colaboradores.

Resumindo. Você que tem trabalho formal e ganha acima de R$ 2.259,20 paga impostos e uma pessoa que fatura 80 mil por mês não paga impostos? Você acha isso justo? É essa disparidade que a RFB quer combater.

Se você trabalha formalmente ou possui uma empresa legalizada com emissão de NF regularmente, não tem com que se preocupar.

Não é de hoje que eu, como contabilista, oriento meus clientes sobre o risco de ter uma maquininha de cartão de crédito em nome de terceiros. Um dia a casa irá cair.

Nunca é demais lembrar, que o pagamento das aposentadorias, pensões, assistência social ou BPC, bem como despesas de infraestrutura dos governos são financiados pelos impostos arrecadados pelos governos. Assim sendo, se você é um sonegador contumaz não pode cobrar melhorias nos serviços e assistência social por parte do governo.

O normativo está correto? Sim. Qual o erro então? O governo tratou essa questão como se fosse uma ação de governo e não uma simples atualização de normas. Quando o cidadão ou uma empresa do constatasse que não foi atingido por essas medidas as fake news iriam por água abaixo.

Faltou ao governo uma defesa da norma com a rapidez que hoje as mídias sociais exigem. O governo ficou nas cordas pela Comunicação do seu governo. 

Isso passa pelo conhecimento cada vez mais da Educação Financeira.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiro é preciso pensar e agir como tal, sem esquecer o lado social. 

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em começar a aprender a economizar e investir, entre em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

FONTE/CRÉDITOS: Joca Peixoto
Comentários:
Joca Peixoto - Economia & Educação Financeira

Publicado por:

Joca Peixoto - Economia & Educação Financeira

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!