Bafafá Notícias - Cultura & informação da Paraíba para o mundo

Quinta-feira, 27 de Marco de 2025
ESTOU NA SERASA; A DÍVIDA NÃO CADUCA

JOCA PEIXOTO

ESTOU NA SERASA; A DÍVIDA NÃO CADUCA

Por mais que o debito seja considerado prescrito e não possa mais ser alvo de uma ação judicial, você ainda poderá ser cobrado

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

“Se quiser ter paz na vida, faça o simples!”

Joca Peixoto



Leia Também:

Se você está na SERASA e após cinco anos seu nome saiu do órgão de restrição de crédito, tenho duas notícias para te dar. A primeira é que seu nome “está limpo”. A segunda, é que você continua devendo a empresa que te colocou na SERASA.

Essa regra também vale para a inscrição de dívidas no CADIN (Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados). É um banco de dados que registra nomes e CPFs de pessoas que têm dívidas com o setor público.

Vamos entender: Por mais que o debito seja considerado prescrito e não possa mais ser alvo de uma ação judicial, você ainda poderá ser cobrado.

O Código Civil Brasileiro estabelece que uma dívida pode prescrever após cinco anos, não podendo após esse prazo ser cobrado judicialmente. Mas, ela continua registrado no cadastro do órgão ou empresa credora.

Portanto, ela continua existindo e você poderá receber ligações, e-mails ou correspondências da empresa te cobrando, embora você já não conste mais no cadastro de inadimplentes. Sem contar que a dívida continuará aumentando devidos aos juros e multas.

A negociação ainda é o melhor caminho, afinal se você por exemplo tiver uma dívida prescrita junto ao Banco do Brasil, você nunca poderá operar com crédito junto ao banco novamente enquanto você não quitar esse débito. E o BB podendo ainda recusar a abertura da sua conta devido a esse motivo.

Então fique atento, negocie suas dívidas para não virar uma bola de neve e uma tremenda dor de cabeça com os robôs te enviando mensagens e ligações indesejáveis.

Isso passa pelo conhecimento cada vez maior da Educação Financeira.

Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiro é preciso pensar e agir como tal, sem esquecer o lado social. 

Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em começar a aprender a economizar e investir, entre em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

FONTE/CRÉDITOS: Joca Peixoto
Comentários:
Joca Peixoto - Economia & Educação Financeira

Publicado por:

Joca Peixoto - Economia & Educação Financeira

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!