As ações desenvolvidas durante o ano de 2024 pelo Projeto Escola Mestre Dominguinhos, da Associação Cultural Balaio Nordeste, terão sua culminânia neste sábado, 14, a partir das 16h00, na Rua Maciel Pinheiro (em frente à Associação Comercial), no Centro Histórico de João Pessoa.
Haverá apresentações de quadrilha junina, turmas de acordeon, percussão, canto coral, entre outras atividades culturais desenvolvidas pelos alunos do Projeto Escola Mestre Dominguinhos ao longo do ano. O evento também celebra o Dia Nacional do Forró (13 de dezembro) e conta com as parcerias dos lojistas do local, da Secretaria de Cultura (Secult) e do Governo do Estado.
O evento é gratuito e aberto ao público, proporcionando uma oportunidade única para prestigiar o talento de jovens músicos que propagam expressões mais características da música nordestina.
De acordo com Joana Alves, Presidenta da Associação Balaio Nordeste (ACBN), “a Associação tem parceria com várias entidades municipais, estaduais e federais e desenvolve múltiplas ações relacionadas ao fomento e manutenção da cultura nordestina:” A Salvaguarda Emergencial do Fole de Oito, o Forró como Patrimônio Cultural da Humanidade, Projeto São João na Rede, Música para Todos, Projeto Escola Mestre Dominguinhos foram algumas das ações realizadas durante o ano.
Para Fabiano Silva, coordenador pedagógico do Projeto Mestre Escola Dominguinhos: “a culminância representa, assim, a realização de sonhos compartilhados e metas coletivas. É o momento em que resultados concretos são apresentados, reforçando o impacto positivo gerado por meio da união entre comunidades, voluntários, parceiros e apoiadores”, concluiu.
A culminância dessas atividades é um momento crucial, pois marca a concretização de todas as atividades que foram realizadas durante o ano. Cada ação promovida pela Balaio Nordeste tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, promover o empoderamento local e fortalecer as identidades culturais.
Ao realizar a culminância de suas ações, a associação também fortalece a confiança nas políticas sociais, incentivando a participação ativa da comunidade e criando um modelo de inclusão social que pode ser replicado em outras localidades. É nesse ponto que a união entre parceiros, voluntários, comunidades e apoiadores se torna visível e palpável, mostrando que, através de esforços conjuntos, é possível alcançar mudanças significativas e duradouras.
PROGRAMAÇÃO
16h. Fala de abertura: Joana Alves (Presidenta da Associação Cultural Balaio Nordeste), Henrique Sampaio (Vice Presidente da Associação Cultural Balaio Nordeste.
16h20 - Quadrilha Junina: Fazenda Nova do Coronel Chico Tripa
16h50 - Turma de violão - Prof° Júnior Blaw
17h10 - Turma de Acordeon - Prof° Lucílio Sousa
17h30 – Turma de acordeon adulto- Natan Nunes
17:50 - Turma de Percussão – Rodrigo Amaral
18:10 – Canto Coral – Beni Enderson
18:40 - Grupo Bate Coração
20h00 - Pedrinho Sanfoneiro e Filipe Sousa
Comentários: